UMA COISA QUE O CREA PODE FAZER PELA ENGENHARIA

Uma coisa que eu aprendi nesses 37 anos de exercício profissional é que a maioria das sugestões que podemos fazer ao Crea pode ser simplesmente impraticável. Na hora que a proposta surge ela parece simples, prática, barata mas depois começam a aparecer os obstáculos, os impedimentos legais, as idiossincrasias do sistema e a proposta que parecia ser ótima acaba virando fumaça.

Por isso, adianto desde já que não será uma decepção descobrir, daqui a pouco, que esta (ou outras propostas que eu possa fazer) seja considerada uma utopia ou algo que não é praticável na estrutura ou conjuntura dos Creas ou do Confea.

É do jogo. Segue a vida.

Dito isto, vamos a uma proposta que eu apresentei pela primeira vez no meu site, em 2011: o Confea e os Creas devem investir no apoio ou patrocínio de eventos como as Olimpíadas de Ciências ou Olimpíadas de Matemática.

A falta de conhecimento científico da nossa população afeta profundamente o desenvolvimento da Engenharia Nacional. O despreparo científico das pessoas que vão trabalhar na construção civil ou mesmo ser nossos clientes compromete a qualidade dos nossos trabalhos. Muitas das nossas soluções de projeto, obtidas como resultado de anos e anos de estudos e pesquisa se perdem nas obras porque o executor não sabe ler direito.

Um dos caminhos para a solução disso (na minha avaliação) é o Confea e os Creas abraçarem essa causa e tê-la como importante e urgente.

O nosso presente precisa ser influenciado pelo nosso futuro. A engenheira Elaine Marcial nos ensina que “o futuro deixa pegadas no presente”. Isso significa que o futuro não é tão incerto, como dizem muitos. E os engenheiros sabem disso, pois vivem de antever e forjar o futuro. O futuro é uma de nossas matérias primas. Nosso objeto de estudo e trabalho. Afinal, o que é um projeto técnico senão uma maneira que o homem inventou para criar as condições para o futuro desejado?

O que o Crea pode fazer? Não é pouco! Pode, por exemplo, estimular e promover feiras de ciências, palestras nas escolas, passeios culturais de caráter científicos, Olimpíada de Matemática, jogos científicos e outras atividades que promovam entre os mais novos o gosto pela Matemática, pela Física, pela Química… pelas ciências, enfim.

O Confea e o Crea podem agir, de forma insistente e determinada, sobre os governos municipais, estaduais e federal, no sentido de investir e valorizar (não apenas nos discursos, mas nas práticas e nos aportes de recursos) as escolas e os professores do ensino fundamental.

O apoio do Confea e dos Creas a esse tipo de atividade, além de ser uma ação de marketing muito positiva (e de baixo custo) estará contribuindo efetivamente para melhorar o ambiente de trabalho para as futuras gerações de profissionais de Engenharia do país.

 

 

 

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