MAURÍCIO RICARDO, O KEN FOLLETT BRASILEIRO

Se você leu a trilogia O SÉCULO do escritor britânico (nascido no País de Gales) Ken Follett vai gostar de ler o livro de estreia do brasileiro Maurício Ricardo. MISSIONI é um romance histórico ambientado em 30 anos importantes da história do Brasil. Vai do início dos anos 1940 até o início dos anos 1970. Neste período o Brasil participou da Segunda Guerra Mundial, depôs um ditador, reelegeu o mesmo ditador anos mais tarde, sofreu um golpe militar e mergulhou em anos de chumbo.

O protagonista da história é Eduardo, um jovem de classe média, estudante de direito que, numa passeata pela entrada do Brasil na Guerra, encontra Orlando, um amigo que não via desde a infância. Meses mais tarde, Eduardo como segundo tenente e Orlando como soldado se reencontram na Itália, lutando pelos aliados, num pequeno vilarejo chamado Missioni, na cordilheira dos Apeninos. A partir daí a vida dos dois será alterada para sempre.

O livro é empolgante em todas as páginas. A trama é repleta de ação, romance e reviravoltas. Maurício Ricardo, cujo trabalho eu acompanho desde os tempos da internet a lenha, sempre foi brilhante em todas as suas empreitadas, mas, como escritor conseguiu elevar ainda mais a régua. Superou todas as expectativas.

O texto é limpo, fluido e divertido. Filosófico, sem ser pedante, e com muitas informações importantes sobre a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.

Eu tinha justamente terminado de ler O Inverno do Mundo, segundo livro da trilogia O Século, do Ken Follett. Resolvi ler o livro do Maurício Ricardo antes de iniciar o terceiro livro, sem imaginar que Missioni ajudaria a completar o quadro histórico descrito no livro de Follett. E com a mesma pegada e a mesma competência.

Maurício Ricardo tem dito nos seus vídeos que pretende que o seu livro seja um bom divertimento para os leitores. Posso garantir que ele cumpre sua missão. É um livro que vale cada minuto investido na sua leitura. Os personagens são bem construídos, a cronologia é cheia de idas e vindas, o que torna o relato ainda mais interessante e mantém o leitor o tempo todo alerta. A qualquer momento uma informação importante pode vir à luz.

Não deixe de ler.  Vale as cinco estrelas que praticamente todos os leitores estão dando para o livro na Amazon.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *